Início > MEDICAMENTOS > É resfriado ou gripe??

É resfriado ou gripe??

Olá Pessoal!! Como vão???

Todo farmacêutico já foi questionado por alguém com febre, dor de garganta, coriza, passando mal; sobre qual remédio poderia tomar para melhorar sem nem saber se está com um resfriado ou uma gripe. Ter ciência desta informação fará toda a diferença no tratamento e recuperação do paciente.

Lembrando que o profissional farmacêutico não pode receitar nada, apenas indicar ou aconselhar.

Vamos entao falar sobre as diferenças de cada um:

Resfriado

É uma infecção leve das vias aéreas superiores atingindo principalmente nariz e garganta, geralmente não apresenta febre. A infecção pode ser facilitada por fadiga excessiva, distúrbios emocionais e alérgicos.
Não existe remédio para curá-lo mas podem amenizar os sintomas. O que já alivia muito. Se não houver complicação, tende a passar sozinho em 3 a 5 dias.

Sintomas: coriza, espirros, febre baixa.

Dicas de prevenção: evitar o frio e as bebidas geladas, não permanecer em ambientes fechados, não compartilhar copos e talheres.

Tratamento: repouso, líquido e boa alimentação. Se necessário podem ser administrados analgésicos e anti-térmicos mas só depois de consultar seu médico.

Gripe

É uma doença muito contagiosa que ataca as vias respiratórias – nariz, garganta e pulmões. É causada por um vírus chamado Influenza. Não existe remédio para curá-la, mas sim para aliviar seus sintomas que são mais severos, se não houver complicações pode passar sozinha.

Sintomas: febre alta, dores musculares e nas articulações, dor de cabeça, inflamação dos olhos.

Dicas de prevenção: A melhor prevenção contra a gripe é tomar a vacina todos os anos, pois o vírus é mutante, aparecendo de forma diferente a cada ano.
Também é possível preveni-la melhorando as defesas do corpo através do calor e da boa alimentação. Por ser uma doença muito contagiosa, deve-se evitar a permanência em ambientes fechados e aglomerações.

A gripe pode ser grave, principalmente para as pessoas idosas ou debilitadas por doenças crônicas como diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, bronquite e enfisema pulmonar, principalmente.
Pode evoluir para pneumonia e meningite o que em algumas situações leva o paciente à morte.

Tratamento: Deve ser prescrito por um médico, inclui repouso e boa alimentação.
Remédios para aliviar os sintomas como: analgésicos, anti-térmicos e descongestionantes podem ajudar.


Então gente, resumindo: O resfriado é menos severo do que a gripe e é causado por uma infecção virótica, já a gripe é causada por um vírus específico e deve-se ter mais cuidados com ela. Em ambos os casos os medicamentos servem para aliviar sintomas e não para curar, isso o seu organismo fará.

About these ads
  1. Marisa
    06/10/2010 às 17:13 | #1

    Muito legal o post, eu nunca tinha muita certeza entre a diferença entre os dois mesmo.

    Eu costumo tomar Resfenol em cápsulas (esse aqui: http://www.drogarianovaesperanca.com.br/resfenol-40044-miligramas-caixa-com-20-capsulas-gel-resfenol-1440.html ) pros dois casos, acho que abrange tudo né? Anti-térmico, analgésico e descongestionante. Ou falta alguma coisa?

    Às vezes em caso de gripe quando tenho uma dor de cabeça muito forte costumo apelar para algum outro remédio mais forte e específico pra dores de cabeça, tem problemas?

    • 06/10/2010 às 22:24 | #2

      Já tomei tambem o Resfenol e ele realmente alivia nos sintomas, ajudando vc a continuar o dia, ele é bem completo, como vc mesmo disse, mas como foi falado no post, assim como os outros, ele so serve para alivio de sintomas, nao irá cura-la da doença, isso eh com seu organismo mesmo!!!

      Quanto a dor de cabeça no caso da gripe, realmente incomoda muito, não ha problema algum em tomar algo para alivia-la, mas como foi dito, sera apenas para aliviar sintoma….em alguns dias vc já estará renovada!

      Obrigada pelo comentario!!!
      Volte sempre!
      Abraço
      Thais Nobile

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: