Início > ATUALIDADES, CURIOSIDADES, O FARMACÊUTICO > Farmacêutico é balconista?

Farmacêutico é balconista?

Para começar esse incrível blog esclarecendo bem as coisas….

Sempre que me perguntam qual faculdade eu fiz, me deparo com uma cara de surpresa quando respondo: “Farmácia”. Mesmo sendo um curso que já existe há anos, muitas pessoas não fazem a menor idéia de que ele existe e pra serve. Algumas, logo ligam a profissão à matéria de química dos tempos de escola e já fazem “cara feia” ou acham que farmacêutico é balconista de drogaria.

Procuro explicar as diversas facetas que a profissão farmacêutica pode ter, como, por exemplo: em indústrias veterinárias, cosméticas, consultoria, garantia da qualidade, distribuidoras, ensino, registro de novos produtos, pesquisas, hospitais e muitas outras.

Realizando parte do meu estágio obrigatório da universidade em uma drogaria de bairro, pude ver, na prática, as funções do farmacêutico neste estabelecimento. Não apenas atender a pessoas doentes que não passaram por um médico anteriormente, decifrar receitar médicas, explicar o modo correto de se administrar o medicamento utilizado; Este profissional também é o contato direto da farmácia com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ele deve reportar periodicamente a ANVISA a relação de medicamentos controlados e suas receitas, notificar irregularidades e possíveis efeitos adversos desconhecidos de medicamentos.

Por tratar-se de uma faculdade muito abrangente, a maior experiência na área vem mesmo na prática. Mas isso não desmerece os conhecimentos adquiridos durante o curso, através dele entendemos a importância q um farmacêutico tem perante médicos, instituições de saúde e indústrias.

Portanto, toda vez que for a uma drogaria ou a algum lugar que possua um farmacêutico responsável, lembre-se de que é ele que garante a qualidade e segurança de seu tratamento médico desde a fabricação do medicamento até sua utilização, e estará pronto para tirar suas duvidas a qualquer momento.

Anúncios
  1. walter
    26/08/2010 às 16:34

    Muito bom saber deste lado as noticias farmaceuticas, legal!

  2. Tatiane
    26/08/2010 às 13:09

    Oi Thais achei muito bacana a sua iniciativa… Parabéns viu!! bjs Tati

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: