Página Inicial > O FARMACÊUTICO > Farmacêutico Toxicologista

Farmacêutico Toxicologista

Olá pessoal!!

Eu recebi aqui no blog uma duvida sobre um assunto muito interessante, entao resolvi transformar a resposta para ela em um novo post…

Hoje vou falar sobre o Farmacêutico Toxicologista!

De um modo geral, a toxicologia para o farmacêutico-bioquímico abrange uma vasta área de atuação. Podemos destacar,  áreas de toxicologia ambiental, ocupacional, de medicamentos (farmacêutica), cosméticos, social, de alimentos, desportiva, forense, veterinária…dentre outras.

Breves exemplos: A toxicologia ambiental tem como estudo o efeito dos tóxicos contaminantes do ambiente interagindo com os organismos humanos. A toxicologia de alimentos comtempla e avalia as condições de consumo dos alimentos e se podem ser ingeridos ou não. Já a toxicologia social, estuda os efeitos nocivos causados por uso abusivo e não médico de drogas e medicamentos.

Na área de Análises Clínicas e Toxicológicas, o farmacêutico, deve estar preparado para trabalhar em  laboratórios de análise, públicos e particulares, será responsável pela execução de exames clínico-laboratoriais, que auxiliam no diagnóstico das doenças. Atuará na interpretação dos regulamentos, apresentação de todos os formulários aplicáveis às entidades reguladoras e  interpretação de estudos toxicológicos. Pode também controlar e identificar a presença de produtos que, atuando como tóxicos, afetam as pessoas, o ambiente, os alimentos e os próprios medicamentos. Outra possibilidade é a toxicologia ocupacional, que trata da adequação dos ambientes de trabalho às funções do trabalhador

O mercado brasileiro tem grandes diferenças regionais. O Sudeste, por exemplo, está saturado nos segmentos de análises clínicas e toxicológico. Já nas Regiões Nordeste e Centro-Oeste, ainda há mercado para essa área. Ajudar a desvendar crimes analisando evidências deixadas no local (como fios de cabelo, unhas, sangue) também é tarefa de farmacêuticos, mas a demanda por profissionais nesse segmento quase não existe.

Com relação ao salário nesta área, sem concurso publico, varia de 3.500 a quase 5 mil reais, concursado conseguem ter um inicial de aproximadamente 5 mil reais, e uma especialização na área pode ser sempre um diferencial e uma grande porta para novas oportunidades.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: