Início > ATUALIDADES, REGULAMENTAÇÕES > Anvisa lança selo de segurança para medicamentos.

Anvisa lança selo de segurança para medicamentos.

Oi Pessoal!! Tudo bom?!

Hoje se espalhou muito rapidamente a noticia divulgada pela ANVISA sobre o novo selo de segurança para verificar a autenticidade dos medicamentos!

Particularmente, gosto muito destas iniciativas para garantir a segurança da população, pois muitos gastam o pouco dinheiro que tem em medicamentos e se estes forem falsos a pessoa continuará doente e seu dinheiro foi para o lixo.

As indústrias também gastam bilhões para realizarem toda a pesquisa, testes, desenvolvimento e seu produto acaba sendo falsificado, manchando o nome da empresa.

Acompanhem a noticia!

“ São Paulo, 6 de outubro de 2010.

Ao comprar um medicamento, a partir de janeiro de 2012, o consumidor poderá conferir, no próprio estabelecimento, se o produto é verdadeiro por meio de um selo de segurança fornecido pela Casa da Moeda.

Todas as farmácias e drogarias do país terão leitores óticos em que a autenticidade do produto será indicada quando o consumidor aproximar a etiqueta de segurança ao visor do terminal. O objetivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é minimizar os riscos causados pela existência de medicamentos falsificados, roubados, sem registro ou contrabandeados, no mercado nacional. Só em 2010, a Anvisa apreendeu 53.575 mil unidades de medicamentos falsificados e contrabandeados e 62,9 toneladas de medicamentos sem registro.

Etiquetas de segurança

O modelo de etiqueta desenvolvido é simples e de fácil reconhecimento pelo usuário final. Os selos, autoadesivos, serão aplicados diretamente nas embalagens secundárias (caixa) dos medicamentos e terão um marcador especial, único e exclusivo, reconhecido apenas pelo Leitor Específico de Autenticação. Cada etiqueta terá, ainda, uma numeração individual não repetitiva (Identificador Único de Medicamento – IUM), que será a ferramenta de base para o sistema eletrônico de rastreabilidade.

Não serão produzidas etiquetas diferenciadas por estado ou fabricante de medicamento. Todas as etiquetas autoadesivas, em todo o país, terão o mesmo formato e características físicas.

Recomendações
Além do selo de autencidade é fundamental que o consumidor fique atento a alguns itens como: exigência da nota fiscal, presença do farmacêutico no estabelecimento, verificar data de validade, número do lote, nome e CRF legíveis do farmacêutico responsável, se o número impresso na embalagem é o mesmo do frasco ou blister, entre outros. “

Mais informações no site da ANVISA.

Anúncios
  1. João Paulo
    07/10/2010 às 20:42

    Muito boa a notícia. Isso melhora a segurança do paciente e estabelecimentos.
    Parabens pelo blog!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: