Início > O FARMACÊUTICO, REGULAMENTAÇÕES > TECNOVIGILÂNCIA

TECNOVIGILÂNCIA

Olá Pessoal!

Hoje vou falar sobre um dos diversos serviços que um farmacêutico pode executar: Tecnovigilância. Para quem nunca ouviu falar que isso existe, é uma boa hora para conhecer não?! E para quem já é da área, recordar é viver….

A Tecnovigilância é um conjunto de ações que visam à segurança sanitária dos produtos comercializados para saúde. Trata-se de um processo complexo de ações gerenciais multidisciplinares que tem como propósito implantar um sistema de monitoramento e identificação da provável origem de eventos adversos e seus danos, tomar decisões apropriadas e executar ações concernentes às áreas

No dia 21 de dezembro de 2009 a Anvisa publicou a RDC 67 que trata sobre as Normas de Tecnovigilância aplicáveis a todos os detentores de registro de produtos para saúde, devidamente estabelecidos no Brasil. Entenda-se por Detentor de Registro, todos os titulares do registro de produto junto à Anvisa.

A referida Resolução informa claramente que cabe ao detentor do registro informar à ANVISA, através do NOTIVISA (sistema de notificação) toda e qualquer queixa técnica, evento adverso, situação de séria ameaça à saúde pública entre outros. Isso é válido, ainda que a importação tenha sido efetuada por terceiros como clinicas, hospitais ou laboratórios, modalidade bastante comum de comercialização no Brasil.

Essa foi uma explicação rapida sobre do que se trata a tecnovigilância.

Até a proxima!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: