Início > ATUALIDADES, MEDICAMENTOS > Caralluma Fimbriata será retirada do comércio.

Caralluma Fimbriata será retirada do comércio.

Mais uma frustração para quem ainda espera o medicamento que vai trazer a magreza e o corpo perfeito. A plantinha milagrosa da vez era a Caralluma, que prometia a aceleração do metabolismo, eliminação de toxinas e gorduras do organismo.

Porém, a Anvisa informou que até o momento nenhum produto que a contenha encontra-se regularizado no País, tendo em vista que não há qualquer comprovação em relação à sua segurança e eficácia.

Pra isso ja foi publicada no Diário Oficial da União, a suspensão da importação da Caralluma Fimbriata, sua fabricação, distribuição, manipulação, comércio e o uso em todo o território nacional.

“As substâncias foram recolhidas e lacradas. Proibidas de serem comercializadas, elas foram mantidas armazenadas nos próprios estabelecimentos, que estão como fiéis depositários do produto”, expôs a coordenadora da equipe de inspetoria, Paula Lacerda.

O que acho ” engraçado” é que somente após a reportagem do programa Fantástico, da rede Globo no domingo,  que o assunto veio a tona, a população se desesperou e o medicameno que até ja estava em falta em muitos lugares, se tornou um vilão. A ANVISA tentou resolver, investigar e acabou proibindo apenas após a reportagem na Tv. Antes disso, todos estavam consumindo o produto livremente. E onde estava toda a fiscalização de produção e registro do produto???

Apenas após sairem na Tv as coisas são realmente vistas pelo povo e pelas autoridades, e sabemos que o Fantástico tem poucos embasamentos cientificos e credibilidade arranhada em muitos aspectos.

Qual será a proxima plantinha q vai resolver os problemas da humanidade? Vamos aguardar…

Anúncios
  1. Rikardo
    31/12/2010 às 11:18

    O trabalho científico que atesta o potencial sacietógeno e a atoxicidade da caralluma, está cadastrado no FDA (Food and Drug Administration), órgão dos Estados Unidos dos mais conceituados do mundo. Ele está disponível no link http://www.fda.gov/ohrms/dockets/dockets/95s0316/95s-0316-rpt0252-08-Exhibit-02-vol184.pdf .
    Reproduzo duas informações que constam na parte final (conclusões) do estudo:
    1) QUANTO AO PODER SACIETÓGENO – “Caralluma fimbriata works as an effective appetite suppressant and potent weight-loss agent” (Caralluma fimbriata trabalha como um eficiente supressor de apetite e um potente agente de perda de peso).
    2) QUANTO A AUSÊNCIA DE TOXICIDADE – “Caralluma fimbriata Extract did not produce signs of toxicity at very high doses of 5 g/kg” (O extrato da Caralluma fimbriata não produz sinais de toxicidade em muito altas doses de 5 gramas diários). O consumo recomendado no Brasil é de até um grama diário.
    Não sei se o importador da caralluma não apresentou este trabalho que, por si só, deve satisfazer as exigências da Anvisa. Mesmo não tendo apresentado, poderia ter sido resgatado pela Anvisa, visto que a agência assinou um acordo com o FDA neste segundo semestre para, entre outras providências, acelerar o registro de medicamentos (leia em http://www.band.com.br/jornalismo/saude/conteudo.asp?ID=100000350578). Disse o ministro Temprão a respeito: “Isso tem um impacto brutal porque eu tenho acordos que me permitem reconhecer etapas já realizadas pelo FDA e vice-versa”. Balela.
    Nos Estados Unidos e na Europa, o consumo da caralluma é livre. De forma incoerente com o convênio assinado, aqui no Brasil, a caralluma é proibida. Mas a temida sibutramina, proibida nos Estados Unidos e na Europa, é liberada no Brasil (com apresentação de receita médica).
    O fato é que parece haver algo mais por trás do assunto do que a pura e simples proteção que a Anvisa se propõe a dar à população.
    Obrigado pela atenção, um bom dia e um excelente 2011 a todos!

  2. Afonso
    29/12/2010 às 8:55

    Já assisti, ouvi e li varias matérias ao longo de 15 anos de mercado farmaceutico, mas a respeito da caralluma; pasmem esta eu não entendi….
    O que os nosso representantes estão fazedo junto a Anvisa para reverter este quadro?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: