Início > ATUALIDADES, MEDICAMENTOS > Site mostra consequências da mistura de remédios

Site mostra consequências da mistura de remédios

Olá pessoal!!! sei que estou postando menos, mas 2011 começou corrido! vou tentar colocar mais coisas por aqui!!!

Essa noticia que achei hoje eu gostei muito pois informa profissionais da saúde sobre interaçoes medicamentosas, mas ainda acho q esse serviço também deve existir ao publico em geral! Acredito que não demorará muito para isso acontecer!!

”  Um site de acesso gratuito para médicos traz uma relação com 155 mil interações possíveis entre remédios e as consequências adversas que elas podem causar. Isso permite aos profissionais evitar que suas prescrições – somadas a outras que o doente já toma – causem complicações.

O software, cujo endereço é www.saudedireta.com.br, identifica também a combinação de drogas em que uma anula a outra. Na opinião do dermatologista Paulo Freire, coordenador do núcleo de Tecnologia da Informação do Departamento de Dermatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), “é um sistema que evita erros”.

O software foi desenvolvido no Centro de Incubação de Empresas Tecnológicas da USP (Universidade de São Paulo), em parceria com a empresa americana Lexi-Comp. Segundo Freire, o site ajuda a economizar tempo.

– Com o sistema, o médico tem o resultado pronto e mais tempo para conversar com o paciente.

Ele explica que a interação medicamentosa é comum, principalmente em idosos e crianças. Estudos apontam que o risco de interação entre drogas atinge 13% dos pacientes que fazem uso de dois medicamentos. Quando esse número sobe para seis medicamentos, o risco aumenta para 85%, e 100% para oito drogas. As interações de remédios podem ser leves e moderadas, como uma intoxicação, mas também podem matar.

No Brasil, existem 11 mil remédios com 18 mil princípios ativos. Com o sistema, o profissional insere os nomes dos medicamentos e recebe as possíveis interações e consequências. O programa alerta se é necessário modificar a terapia prescrita. A ferramenta oferece um prontuário eletrônico que o médico pode acessar de qualquer lugar. As receitas são impressas, o que evita erros de prescrição e de interpretação dos farmacêuticos.

Cerca de 3 mil médicos no Brasil usam o site, assim como dentistas. O objetivo é, a partir dessas informações, montar um banco de dados que poderá ser usados também pelos serviços públicos. ”

 

Fonte: site do R7

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: